SUPER IGREJA

super-igreja

Este espaço foi feito a pensar nas nossas crianças e nos seus pais. Acreditamos que é importante que as crianças sejam educadas também na sua vida Cristã, e que essa educação não é responsabilidade única da igreja, mas também, e sobretudo dos pais.
No entanto, sabemos que tal tarefa nem sempre é fácil.

Assim sendo, preparamos algumas dicas e sugestões para os ajudar nesta fase, assim como algumas atividades que poderão fazer no dia a dia com as suas crianças.

Quarentena. E agora?

Sabemos bem o quão complicado pode ser para os nossos pequenitos ter de ficar taaannnnto tempo enfiados em casa. Pois... É mesmo assim que eles se sentem!

Portanto, não estranhe se os seus filhos começarem a ficar muito carentes, impacientes, e a implicar e a fazer birras por tudo e por nada. Se é verdade que temos de manter os limites, também é verdade que temos de ser flexíveis e compreensivos, com uma grande dose de paciência, sabedoria, e amor. Muito amor!!

Deixamos aqui algumas dicas simples que poderão ajudar nesta fase:

Manter uma Rotina

Os seus filhos poderão protestar, mas a rotina é muito importante para as crianças pois traz estrutura e estabilidade!

Pode aproveitar para acordar um pouco mais tarde do que seria habitual, mas procure manter a rotina da manhã:

• tomar o pequeno almoço;
  • vestir;
  • e fazer a higiene pessoal.

Lembre-se que isto é só um tempo. É apenas uma fase. Portanto convém manter as rotinas básicas.

Feita a rotina matinal as crianças poderão aproveitar a manhã para estudar e fazer os trabalhos de casa. Pode pedir à professora ou educadora do seu filho/a para enviar por email alguns trabalhos e atividades para fazer em casa com os seus filhos.

Procure manter horários certos para as refeições, para a sesta (caso se aplique), para os banhos, televisão, etc.

Há tempo para tudo!

Exercício Físico

Se há algo que as nossas crianças têm em abundância é energia. O exercício físico diário é uma excelente forma de dispender essa energia, sobretudo se for feito com criatividade. Em casos extremos pode fazer uma sessão de ginástica de manhã e uma de dança à tarde.

A Tecnologia

A tecnologia (telemóveis, tablets, playstation) é muito tentadora, tanto para as crianças, como para nós pais. Afinal, todos nós sabemos o quão fácil é dar um telemóvel para acalmar, calar ou distrair uma criança.

No entanto limite o tempo de uso da tecnologia.

Estipule em que dias e em que horários poderão usar a tecnologia, e seja firme na sua decisão.

Recomenda-se que as crianças não passem mais de 1 hora por dia. Pode ler sobre a tecnologia e os seus efeitos nas crianças AQUI

Culto Doméstico

Agora que tem tempo de sobra, porque não começar a fazer um culto doméstico com as suas crianças?! O culto doméstico não tem de ser uma seca. Nem tem de ser muito longo. Basta alguma criativade e sensibilidade às suas crianças.

Ajude as suas crianças a compreender a importância de ler e orar a Bíblia todos os dias, e a ter um conhecimento mais profundo da Palavra de Deus. Agora é uma boa oportunidade para criar esse novo hábito em família.

Andamos a preparar o Estudo Fruto do Espírito especialmente para si e a sua família, com várias atividades que poderá fazer ao longo da semana à medida que estudam cada Fruto do Espírito.

“O Fruto do Espírito | AMOR”

“O Fruto do Espírito | ALEGRIA”

“O Fruto do Espírito | PAZ”

Para os mais novos, fica aqui também um desenho que poderão colorir, recortar ou usar colagens e materiais para fazer texturas e decorar as vossas obras de arte, à maneira! Desenho para Colorir

Veja quais as atividades que pretende fazer ao longo da semana e inclua os materiais necessários à sua lista de compras.

Datas Especiais

Este mês temos duas datas que merecem ser celebradas e assinaladas com as nossas crianças.

• QUINTA-FEIRA, DIA 19 MARÇO
    é o DIA DO PAI. Preparem uma surpresa para o Melhor Pai do Mundo!
  • SEXTA-FEIRA, DIA 20 DE MARÇO
    começa a Primavera.

Actividades Extra

• Conversar;
  • Jogar: jogos de tabuleiro; jogar às escondidas; charadas; pictionary;
  • Pintar: aguarelas, tinta guache, folhas brancas;
  • Cozinhar: experimentar receitas;
  • Dançar;
    (se tem crianças em idade pré-escolar procure no Youtube o canal 3 Palavrinhas Só.)
  • Jogo do STOP com nomes cidades, frutas, países, etc;
  • Legos e puzzles;
  • Plasticina;
  • Ler;
  • Fazer pequenos teatros e dramatizações das histórias da Bíblia;
  • Arrumar;
    Arrumar aquele armário que já anda para arrumar há meses, aquela gaveta, o escritório.
  • Ver um filme bem juntinhos no sofá;
  • Aprender a fazer ponto cruz, crochet ou malha;
  • Fazer uma mini horta na varanda, ou no terraço;
  • Poderá ainda consultar o site do Pavilhão do Conhecimento onde irá encontrar uma série de atividades para explorar.

Estas atividades ajudam a passar o tempo e fomentam ainda a curiosidade das crianças.

Agora uma palavra em especial para o pai e para a mãe. Tire todos os dias algum tempo para si. Cuide de si para poder cuidar bem dos outros. Isto é apenas uma fase. É algo passageiro. Nada é para sempre.