DEVOCIONAL
BEM VINDO
Estamos muito entusiasmados em Ir juntos à descoberta do caminho para a felicidade que Jesus deixou para nós no Sermão do Monte quando falou nas bem-aventuranças. FELICIDADE? Sim. As bem-aventuranças mostram-nos que a felicidade é um valor para Jesus, e este é o Seu modelo de FELICIDADE.
BEM-AVENTURADO
BEM-AVENTURADO: pessoa que é feliz; pessoa que é aprovada e abençoada por Deus. Bem-aventurado é uma palavra que não faz parte do nosso vocabulário. Portanto, quando estiveres a ler as bem-aventuranças substitui a palavra "bem-aventurado" pela palavra "feliz". Vais ver que ganha logo outro significado.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
As Bem-Aventuranças não são um código de comportamento, mas uma amostra de carácter. Não é uma nova lei que tens de cumprir, mas uma liberdade que te é dada para teres uma nova personalidade. Não são coisas que temos de FAZER mas SER.
ALGUMAS DICAS
Escolhe uma hora e um lugar
onde possas estar tranquilo.
Antes de Começar:
- Prepara a Bíblia, o caderno e canetas/Lápis;
- Aquieta-te e ORA.
Quando estiveres a fazer o devocional:
- Lê tudo devagar, muito DE-VA-GAR;
- Sublinha e escreve tudo o que achas pertinente;
- Termina com uma oração;
- Partilha com alguém o que aprendeste.
DIA 6
SER MANSO
Jesus continua a falar do nosso carácter, da nossa identidade. Quem é que eu sou? À medida que avançamos nas bem-aventuranças o grau de exigência aumenta. Ao contrário do que a nossa natureza humana nos fará sentir Deus não nos está a castigar ou a retirar coisas, mas a acrescentar. Temos a promessa de "herdar a terra."
DIA 8
HERDARÃO A TERRA
Como é que os mansos herdarão a terra? Duas armas: contentamento e gratidão. Ser manso é estar contente e grato com a realidade que tem. O caminho para a felicidade é o contentamento e a gratidão que te faz manso e te permite receber e desfrutar desta vida como uma herança de Deus.
DIA 10
BEATITUDES
Estudar as bem-aventuranças é estudar as atitudes que Jesus disse que devemos ter para sermos pessoas verdadeiramente felizes. Para entender o caminho para a felicidade desenhado por Jesus é essencial começar por compreender que não se trata de coisas que temos de FAZER, mas de algo que temos de SER.